Eu o amo. Tenho total certeza disso. Porém, apesar de não saber quase nada da vida, eu percebi que um relacionamento não se sustenta apenas com o amor. Mesmo que seja recíproco.
Precisa ter admiração, respeito e evolução de ambas as partes. Querer ser melhor nas mais diversas formas… E paralelo a isso, desejar o melhor para o outro. Sempre. Independentemente do que aconteça. Talvez isso tenha bagunçado as coisas na minha cabeça.
Porque, sim; eu quero o melhor pra ele. Sempre quis. E com isso me forcei a tentar, a dar uma segunda, terceira chance… Por isso ignorei e atropelei todos os sinais. Sinais que com toda clareza diziam que não existe futuro quando apenas um lado quer. E com querer eu não me refiro a querer casar, ter uma família e ser feliz. Quero dizer que os dois devem ter perspectivas de futuro. Perspectivas singulares, que logo logo viram planos em comum.
Eu quero muita coisa. Acredito que acontece com a maioria das pessoas. E eu confesso que não fiz nem metade do que me propus a fazer. Mas estou em um momento onde não posso mais adiar. Está na hora de acordar e começar a realizar tudo o que eu sempre quis. Namorar alguém que não caminha ao seu lado e sim atrás, atrasa. Atrasa o processo inteiro.
É péssimo parar para refletir e perceber que a pessoa que você ama atrapalha você. Não concordo com pessoas que terminam relacionamentos por preguiça ou falta de tempo, mas quando o relacionamento passa a prejudicar quem você é, quando começa a obrigar você a se diminuir para caber na realidade do outro… Não. E isso não acontece apenas em relacionamentos amorosos, não é raro em amizades. São os chamados relacionamentos tóxicos.
Então, não adianta ter medo. Ambos vão sofrer de diferentes formas e intensidade. Mas deixar a vida levar é a pior opção pois, na maioria das vezes ela leva pra lugares entediantes, estressantes e decepcionantes. E aí quando você perceber, já não sabe como ou por onde sair.
Dentro de uma situação como essa, pensar primeiramente em nós mesmos, no nosso bem-estar é no mínimo logicamente correto. Antes de colocar a máscara de oxigênio no passageiro do lado, você precisa colocar primeiro em si mesmo e garantir a sua sobrevivência, para assim ajudar a pessoa ao lado. E essa pessoa precisa querer viver tanto quanto você.
É humanamente impossível ajudar alguém que não quer ser ajudado; alguém que só consegue agir se for levado pelas mãos como uma marionete. Nenhum ser humano aguenta por muito tempo. É exatamente por isso que as pessoas namoram. É por isso que se chama namoro e não adoção.
Ninguém namora pra subtrair. Namoramos para dividir e somar. Dividir e somar. O universo se encarrega de multiplicar. Então não faz sentido. Definitivamente. Quando você se der conta de que sozinho vai mais longe, não há mais nada o que pensar. Você só tem uma opção.