Quando penso em estudar para concurso público, o que me vem a mente é a sensação de vitória que vou sentir quando passar na prova. O sentimento de que obtive sucesso em alguma coisa na vida.
O fantasma da minha desaprovação no vestibular me assombra até hoje, não posso negar isso. Sempre que o assunto vestibular entra em pauta, eu tenho a necessidade de explicar que não passei na federal mas que me formei com bolsa pelo PROUNI.
Agora me pergunto por que esse desconforto em falar que não estudei em faculdade pública. Por que tenho vergonha?
A resposta é que eu sinto que as pessoas podem diminuir a minha capacidade devido a isso. É ridículo, eu nunca iria prever o possível insucesso de alguém pelo fato de não ter passado no vestibular. Mas eu atrelo isso a minha vida. É uma injustiça danada, eu sei. Tô trabalhando isso.
E agora, percebo que a única razão de voltar pra estrada dos concursos novamente, é essa necessidade de provar que sou capaz. Parece ser um motivo errado, mas se eu for mais a fundo no meu coração eu vejo que é também por mim. Eu sinto essa urgência em me pôr à prova. Literalmente e em sentido figurado.
Às vezes bate um medo de não conseguir passar na prova e me desestimular totalmente e aí voltar de novo a estaca zero. Mas, em contrapartida, eu tenho a plena certeza que tenho a total capacidade de conseguir de primeira. Eu sou organizada, disciplinada, sei estudar e tenho muita vontade de aprender. Eu tenho todas as cartas necessárias pra vencer esse jogo.
Só depende de mim. Isso não devia ser assustador, mas é um pouco.