Inspiração ou desespero?

Inspiração ou desespero

O autor daquele livro famosinho e clichê – porém necessário – chamado O Milagre da Manhã, cita no livro uma frase de Anthony Robbins que diz:

Para fazer mudanças profundas em sua vida você precisa de inspiração ou desespero.

Essa frase me deixou reflexiva sobre o que realmente faz as pessoas saírem do plano da intenção de mudar e ir para o plano de realização de mudanças.

Acho muito chique quem atinge um nível de inspiração suficiente para conseguir mudar o que precisa ser mudado. Pois eu, mera mortal, na maioria das vezes preciso chegar ao nível de urgência para que algo de fato mude na minha vida.

Isso é extremamente imprudente e irracional vindo de alguém que quer tanto da vida. Acredito que existam pessoas que passam pela vida sem muitas expectativas – e são felizes assim. Mas não é o meu caso. Eu sempre quis ser e ter muitas coisas, e todos os desejos por trás do ser e ter exigem mudanças.

Entre saber o que precisa ser mudado e de fato mudar, existe um abismo de desafios, inseguranças e dúvidas. E eu concordo plenamente que para atravessar esse abismo precisamos de, ou muita inspiração, ou desespero.

Não sei você, mas até esse momento da minha vida, com 27 anos, eu tive muitos momentos de inspiração e introspecção que me motivaram a agir diferente. Mas nunca foi o suficiente para fazer com que essas tentativas de mudanças viessem a se tornar, de fato, algo diferente e melhor.

Mudar não é fácil, isso já sabemos. Mas, por que cargas d’água tem que ser tão difícil mesmo quando queremos genuinamente? Quem já tentou mudar hábitos, começar projetos, abandonar vícios e falhou, sabe o quanto é frustrante querer e não conseguir.

E eu nem estou falando de casos sérios como largar vícios em álcool, cigarro e outras drogas; apesar de, é claro, isso também vir ao caso. Porém, falo de comportamentos que adiamos ter em nosso cotidiano que, se tivermos, vai nos trazer benefícios.

  • Acordar cedo
  • Praticar uma atividade física
  • Beber água suficiente
  • Ler
  • Comer comidas saudáveis
  • Largar o celular e viver a vida de verdade.

São tantas coisas a se mudar. Na teoria é algo muito simples como levantar a bunda do sofá e fazer uma caminhada, ou desligar o wi-fi e ler 3 páginas de um livro. Mas, na prática…

O mais inteligente a se fazer é não desperdiçar as pílulas de inspiração que a vida nos dá. É insensato esperar o cenário beirar o caos para que algo seja feito. Nós somos inteligentes, não desmiolados, certo? Acredito muito que se existe o desejo de fazer existe o potencial para realizar.

O desespero te leva a tomar decisões extremistas que poderiam ter sido evitadas aproveitando momentos de inspiração.

Então, sempre que algo ou alguém o inspirar a agir de forma positiva, lembre que você é esperto e inteligente e que essas faíscas de inspiração não apareceram por acaso. É o universo te mostrando o caminho a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *