Você não precisa ser disciplinado em tudo na vida. Na verdade, se tentar fazer isso só vai conseguir aumentar seu nível de ansiedade.
Primeiramente vamos entender o que significa a palavra disciplina.
disciplina
substantivo feminino
obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.
Parece algo incrivelmente chato. E é. Agora imagina você levar a vida colocando disciplina em exatamente tudo. Você nunca teria tempo para relaxar, se divertir ou recarregar as energias.
Bom, eu estou aqui para ajudar você a realizar seus objetivos; e disciplina é um assunto que está sempre em paralelo à rotina das pessoas que realizam.
Mas a questão é que: você precisa parar de se preocupar em fazer tudo e começar a concentrar suas energias – ou melhor, a sua disciplina – no que é mais importante.
Deixa eu te dar um exemplo.
Fabíola é uma jovem de 28 anos que tem o objetivo de passar em um concurso da Polícia Federal. Fabíola está estudando há uns 4 meses e hoje o edital da prova ficou disponível.
Fabíola não abre mão de fazer atividade física. Ela vai à academia pela manhã, antes de ir para o trabalho, do qual ela sai às 18hs.
A sessão de estudos dela começa por volta das 19hs e vai até o cansaço tomar conta. O que não demora a acontecer.
Mas agora, com o edital aberto, as coisas mudam um pouco.
Ela tem um ideal estético a ser atingido, por isso raramente falta aos treinos e até o momento os treinos têm sido sua prioridade.
Mas ela sabe que se não aproveitar a parte da manhã para estudar, as chances de ter disposição para estudar à noite são mínimas.
Então Fabíola decide mudar o treino para a noite e usar a parte da manhã para se dedicar aos seus estudos. Fabíola quer garantir que a tarefa de maior importância seja feita todos os dias, sem falta.
É claro que Fabíola tem outras áreas da vida que precisam do seu tempo. Muita coisa é importante para ela. Mas ela sabe que, nesse momento específico, estudar deve ser priorizado.
E ela vai continuar com os treinos na academia, porém ela fez uma escolha. E a cada escolha uma renúncia.
Se, no tempo que ela tem não é possível fazer tudo, ela vai colocar disciplina no que vai trazer o maior retorno: a aprovação na prova. Depois ela terá tempo de sobra para os treinos.
Se você não trabalha em período integral como a Fabíola, você tem a chance de fazer mais coisas no tempo que tem.
Mas ainda assim, você precisa começar o dia sempre com o que é mais importante para você. Porque a sua energia é tão limitada quanto a da Fabíola.
Quando você olha para alguém que realizou algo bacana, você vê disciplina na pessoa. E realmente, realização anda lado a lado com a disciplina.
Mas o que a gente não consegue ver é que a Fabíola – que passou em um concurso disputado – também procrastinou, sentiu preguiça e adiou fazer algumas coisas. Mas, o que ela nunca deixou para depois foram as tarefas que estavam diretamente ligadas ao que ela mais almejava.
E é aí que acontece a virada de chave.
A partir do momento que você aceita que não dá para fazer tudo, mas que dá para escolher o que fazer, a vida fica mais leve. Você aprende a gerenciar melhor seu tempo e energia.
Se você tentar abraçar o mundo, se abrir demais os braços, pode acabar deixando coisas importantes caírem.
Então, separe um tempo para pensar sobre o que é importante para você hoje. Não tem que ser só uma coisa, mas quanto menos tempo você tem no seu dia, mais você deve afunilar suas prioridades.
Escreva em um papel 5 coisas que você quer realizar. Algo que quer mudar, aprender, terminar. 5 coisas que você quer que seja verdade na sua vida. E então, a partir desses 5 objetivos, se esforce para listar eles em ordem de importância.
Não é fácil. Se você é ambicioso, pode ser muito complicado admitir que uma coisa é mais importante que outra. Mas isso é extremamente necessário quando se quer alcançar bons resultados.
Depois que a lista está organizada, você pode começar a planejar sua rotina de forma que a tarefa do topo da lista seja feita todos os dias.
A partir do momento que a sua tarefa mais importante foi feita, o resto automaticamente se encaixa.
Isso é disciplina.